Segundo levantamento da Serasa Experian, a busca por financiamentos avançou 2,2% em janeiro em relação a dezembro

 A demanda de consumidores por crédito começa a dar sinais de uma retomada depois da desaceleração registrada no ano passado.

Segundo levantamento da Serasa Experian, a busca por financiamentos avançou 2,2% em janeiro em relação a dezembro. Na comparação com mesmo mês do ano passado, a alta foi de 12,3%.

De acordo com economistas da empresa, a recuperação na demanda reflete a queda gradual dos níveis de inadimplência aliada ao bom momento no mercado de trabalho e taxas de juros mais baixas.

Em 2012, a inadimplência alcançou patamar recorde e diminuiu o apetite dos consumidores, que preferiram priorizar o pagamento de contas atrasados a novos financiamentos.

A demanda por crédito encerrou o ano com queda de 3,1% em relação a 2011, o pior resultado já registrado no levantamento da Serasa Experian.

REGIÕES

Entre as regiões pesquisadas, apenas o Norte e o Nordeste registraram recuo no indicador de janeiro em relação a dezembro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, contudo, houve avanço em todas as regiões com destaque para o Nordeste, que teve crescimento superior a 25%.

Os consumidores com renda mais elevada -acima de R$ 5.000-ajudaram a puxar a demanda no primeiro mês do ano. A alta para esse grupo foi superior a 3%, enquanto o crescimento para pessoas com renda de até R$ 1.000 não passou de 1,5%.

Fonte: Folha.com