A confiança dos consumidores brasileiros registrou forte queda em janeiro. Segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o indicador caiu de 148 pontos em dezembro para 137 pontos no mês passado – resultado da crise hídrica e da piora nas condições de crédito.

“O aumento de preços dos alimentos em razão da seca e a elevação de tarifas – como de energia elétrica – também podem ter levado à forte queda na confiança”, diz a entidade em nota. O indicador varia de 0 a 200 pontos, sendo 200 o otimismo máximo.

“Foi uma queda generalizada nas regiões e classes sociais. E pioraram também os indicadores que medem a percepção do consumidor em relação à sua situação financeira, ao seu emprego e ao seu consumo”, avalia Rogério Amato, presidente da ACSP.

Classes

A maior queda na confiança foi registrada na classe DE: entre esses consumidores, o indicador ficou em 137 pontos, ante 154 em dezembro – segundo a ACSP, possivelmente por conta da alta dos preços e da falta de água em algumas regiões.

Entre a classe C, houve queda de 15 pontos no indicador, que passou de 158 para 153 pontos. Já a classe AB, apesar de ter registrado índice estável, segue como a menos otimista, com 119 pontos em janeiro.

Fonte: G1