A Câmara de São Bernardo realiza sessão solene, nesta noite, para a outorga da Medalha João Ramalho à Comissão de Fábrica dos Trabalhadores da Volkswagen. A Comissão está celebrando 30 anos desde que teve a sua idealização aprovada em comum acordo entre a empresa e o então Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, hoje Metalúrgicos do ABC.

A notícia da criação da Comissão de Fábrica dos Trabalhadores da Volkswagen foi publicada pelo Diário na edição de 24-10-1982, um domingo. Jair Meneguelli era o presidente do sindicato. E a nova comissão substituiria a de representantes que existia desde 1980.

A comissão de representantes havia sido criada pela própria Volkswagen, quando o sindicato estava sob intervenção. O sindicato respeitava a comissão anterior, mas não a reconhecia como legítima, justamente porque nascera sem a representação sindical direta.

A nova comissão teve o seu estatuto aprovado em assembleia no sindicato. Seria composta por 17 trabalhadores: 14 horistas e três mensalistas, para mandato de três anos e nos moldes da Comissão da Ford.

Criada há exatos 30 anos, a comissão da Volks iniciava, em outubro de 1982, os passos para a escolha dos seus primeiros representantes, eleitos na fábrica, como se verá.

Entrega da Medalha João Ramalho à Comissão de Fábrica dos Trabalhadores da Volkswagen. Presidente da Comissão Organizadora: vereador Paulo Dias. Quando: hoje, às 19h30. Local: plenário do Teatro Cacilda Becker, no Paço de São Bernardo.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 23 de outubro de 1982 – Nº 5038

ELEIÇÕES 1982 – “Trabalhar para a desarticulação de projetos estaduais faraônicos e desnecessários, estimulando a criação de empregos com a execução de projetos correspondentes às necessidades básicas do povo” (Fernando Vitor, de Diadema, candidato a deputado estadual pelo PMDB).

SÃO BERNARDO – Prefeitura propõe a venda de ruas à Mercedes-Benz.

HOMENAGEM – Ford homenageia Ayrton Senna pela conquista dos títulos de campeão europeu e inglês da temporada 1982 da Fórmula Ford 2000. Aos 22 anos, o piloto foi recebido na empresa, em São Bernardo, pelo presidente Robert Gerrity. No currículo, 232 vitórias em 28 provas.

HANDEBOL – ADC Prensas Schüller, de Diadema, estreia no Campeonato Paulista.

EM 23 DE OUTUBRO DE…

1937 – Reservistas do Tiro de Guerra de Santo André realizam baile no Cine Lourdes, em Ribeirão Pires, animado por conjunto de jazz-band de Bauru.

CAPITAL BRASILEIRA

Hoje é o aniversário de Rio Branco (AC), fundado em 1912.

HOJE

Dia da Aviação Brasileira, Dia do Aviador e Dia de Santos Dumont.

Trabalhadores

Os metalúrgicos de Santo André rumo ao octogésimo aniversário do Sindicato: 1933-2013)

Moacir Antonio de Oliveira. Mecânico nascido em 10 de abril de 1936

SANTOS DO DIA

João Bondoso, João de Capistrano, Odete e Vero.

Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.

ILUSTRAÇÃO – Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Século 19. Gesso oco policromado. Procedente de Redenção da Serra (SP).

Fontes: Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br

Semana da Criança – 16

Colaboração: Marcos Massolini

Eureka – A Revista dos Quadrinhos (Editora Vecchi – jan 1979): As tiras de jornais sempre tiveram um grande número de fãs entre as crianças e adultos. Nos anos 1970, três revistas resolveram apostar nesse nicho: Grilo, A Patota e Eureka. A última foi publicada pela extinta Editora Vecchi e além de tiras famosas como Hagar, o Horrível, O Mago de Id, Os Bichos, A Arca e Krazy Kat (personagem de 1913), a revista também abria espaço para reportagens sobre quadrinhos – o número em questão vinha com um grande artigo sobre as tiras de jornais no Brasil, escrito pelo editor Otacílio d'Assunção (Ota) – e histórias completas com personagens clássicas. Neste número 12, destaque para a tira nacional Vizunga, de Flavio Colin e Spirit, de Will Eisner, geniais criações de dois dos maiores artistas mundiais.

Fonte: Diário do Grande ABC