O começo de ano pode ser uma época de desmotivação em relação à carreira para qualquer profissional. Um bom caminho para evitar que isso aconteça é desejar mudanças profissionais e traçar um plano de ação para realizá-las ao longo do ano. Essas mudanças podem significar a troca de emprego em 2014 ou simplesmente subir de cargo e conquistar um salário melhor na empresa atual. O mais importante é organizar suas atitudes no presente a fim de alcança-las num futuro próximo, através de planejamento.

Para a diretora executiva da Agregarh, Maria Célia Franklin Ferreira, a primeira coisa a fazer é um balanço interno para identificar as dificuldades ao longo de 2013. Essa pessoa precisará avaliar suas atitudes e levantar investimentos técnicos e comportamentais que deverá fazer no próximo ano. “Às vezes, queremos as coisas, mas não planejamos ou investimos para conseguir aquilo. Se quero me tornar um gerente em 2014, eu preciso saber o que preciso melhorar para conquistar isso, que qualificações me faltam”, explica.

ESTRATÉGIAS

O caminho para isso são cursos, como especializações, um MBA ou até um simples curso de Excel. Maria Célia lembra que é preciso meta e estratégia para alcançar tudo que se almeja. “Vamos fazer uma comparação: se eu quero correr cinco quilômetros, preciso saber como treinar para chegar lá, começando com um, depois dois quilômetros e assim por diante.”

Isso significa sair de uma posição de auxiliar para assistente, depois analista, até conquistar um cargo de gestão. O mais importante é a pessoa saber o que precisará ter e como fará para chegar lá. Por isso, o levantamento inicial sobre 2013 precede a identificação do que a pessoa espera de 2014 e o que deverá fazer para alcançar suas metas. É o profissional quem cuida de sua carreira, e não a empresa onde ele trabalha.

“Por isso, cada um precisa investir em si mesmo, buscando se qualificar, porque amanhã pode não estar mais naquela empresa”, adverte Maria Célia. Para ela, essa é uma falha muito comum entre os profissionais goianos, que não costumam investir em suas carreiras.

ESTÁGIO

Para a consultora de RH do Grupo Empreza, Jakelyne Rasmussem, essa preocupação deve ser ainda maior entre as pessoas em início de carreira, como os universitários, que devem investir num estágio. Segundo ela, isso o ajudará a visualizar seus talentos e identificar onde deverá investir ao longo deste próximo ano, além de ajudar a adquirir mais maturidade profissional e experiência na área. “A pessoa que não faz estágio na área onde pretende atuar tende a ter mais dificuldade de colocação”, adverte.

Os profissionais que já construíram uma carreira devem buscar cursos de atualização que os ajudem a aperfeiçoar seus conhecimentos e valorizem sues currículos. De acordo com Jakelyne, os profissionais que pretendem continuar na mesma empresa em 2014, além de investirem em cursos de atualização, devem mostrar melhor seu trabalho para superiores e até fornecedores.

Assim, ele estará trilhando o caminho para conquistar um aumento ou uma promoção. “Às vezes, o profissional quer ser muito modesto e não mostra suas qualidades para quem deve”, alerta.

Já quem tem plano de mudar de emprego esse ano, precisa começar a se disponibilizar para o mercado, buscando bons contatos. Mas o mais importante, segundo Jakelyne, é começar o ano com um bom planejamento. “Começar planejando o ano ajuda a garantir um sucesso maior. Também é importante traçar um bom plano de ações e monitorá-lo ao longo de 2014, com o cumprimento de prazos definidos”, ressalta.

Fonte: O Popular