Trabalhadores da categoria aprendem sobre o movimento sindical brasileiro

Começou hoje, 29 de março de 2011, o 27º Curso de Formação Sindical promovido pelo SindMetal-GO. Trabalhadores de várias empresas da categoria estiveram presentes. No primeiro dia, os participantes puderam aprender mais sobre o que é educação sindical.

Além disso, foram tratadas questões como liberdade sindical, os tipos de sindicatos, seus representantes e a busca por uma entidade representativa ideal.


Participantes do 27º Curso de Formação Sindical em dinâmica de grupo

De acordo com o  Leonardo Ribeiro Bruno, funcionário da empresa Inalamed, o primeiro dia de curso foi muito produtivo. “Eu estou gostando bastante porque estou aprendendo mais sobre os direitos e deveres meus e do sindicato”, salienta.
 


Participante do curso, Leonardo aprova a iniciativa do SindMetal-GO

Adriana Cavalcante, que é auxiliar de cadastro da empresa Cerpal, concorda com seu colega de curso. “Estou achando ótimo e quero ver o que vai mais vai acontecer”, comenta.


Participante do curso, Adriana garante que o primeiro dia teve um saldo positiv
o

O torneiro mecânico, Alessandro Monteiro, da empresa Dan Comércios também aprovou o primeiro dia de curso. “ Eu aprendi bastante pois não sabia o que era sindicato. Agora eu aprendi um pouco mais e espero ainda mais do segundo dia”, ressalta.


 Participante do curso, Alessandro já cria expectativas para o próximo dia

Amanhã, 30 de março de 2011, ocorrerá o segundo dia de curso, quando serão abordados assuntos como o papel dos trabalhadores nas campanhas salariais, as negociações coletivas e até a simulação de uma mesa de negociação entre sindicato patronal e dos empregados.

O curso está previsto na Convenção Coletiva de Trabalho,que obriga ao empregador a liberar seu funcionário mediante convocação do Sindicato. Para aqueles que não seguem à regra imposta no documento, é estabelecida uma multa por cada falta.

 

Veja também:

>> SindMetal-GO realiza a 6ª edição do Curso de Formação de Coordenadores de Atividades Educacionais

>> Rocha Equipamentos fecha Acordo Coletivo com o SindMetal-GO

>> SindMetal-GO homenageia trabalhadoras pelo Dia Internacional da Mulher

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do SindMetal-GO