A apuração terminou às 21h30 dessa sexta-feira, dia 11

A Chapa 1, da atual direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba venceu a eleição da entidade com 95,2% de aprovação da categoria. A apuração terminou às 21h30 dessa sexta-feira, dia 11.

Ao total, foram contabilizados 3.012 votos válidos. Na única fábrica onde houve disputa, a Confab Equipamentos, a Chapa 1 venceu com 56,9% dos votos válidos. Brancos e nulos somaram apenas 3,6%.

O presidente do sindicato, Romeu Martins, agradeceu a participação maciça dos trabalhadores. “Quero primeiro agradecer a participação de todos que foram às urnas, mesmo onde foi chapa única, e agradecer principalmente aos companheiros da Confab Equipamentos, onde tivemos a disputa. Fico contente de poder mostrar para toda a categoria aquilo que propomos lá trás, que era fazer democracia sindical em Pinda, com uma eleição transparente. Quero agradecer o empenho de toda a diretoria e também a todos os sindicatos que deram apoio na organização.”

O presidente da Federação dos Sindicatos Metalúrgicos – FEM/CUT-SP, Valmir Marques, o “Biro Biro”, também destacou a mudança na eleição sindical em Pinda. “Foi um dos processos eleitorais mais democráticos que eu participei durante todo esse período que estou militando no movimento sindical. Tranquilo, bem coordenado pela comissão eleitoral, a direção do sindicato abrindo todas as informações para a chapa que fez a disputa lá na Confab Equipamentos e a vitória maciça da Chapa 1, a chapa do sindicato, o que vem a respaldar o trabalho construído nesse período por essa direção”, disse Biro Biro.

O presidente da FEM/CUT-SP também ressaltou a importância desse resultado para o sistema dos Comitês Sindicais por Empresa. “O CSE vai trazer o sindicato mais presente no chão de fábrica, no dia a dia do trabalhador, e nada melhor do que iniciar esse processo com respaldo maciço da categoria como foi feito nessa eleição.”

Esse foi o primeiro turno que elegeu os 13 Comitês Sindicais de Empresa e o Comitê dos Metalúrgicos Aposentados. O segundo turno, que elegerá a Direção Executiva, o Conselho da Direção e o Conselho Fiscal, será nos dias 4, 5 e 6 de junho.

Fonte: Agora Vale (SP)