Quem quiser terminar o ano com o nome limpo na praça para começar 2015 livre de dívidas pode aproveitar os mutirões de renegociação que serão promovidos a partir de novembro pela Serasa Experian e pela Boa Vista SCPC, que administram cadastros de proteção ao crédito. O objetivo é permitir que o consumidor limpe o nome para voltar a ter acesso ao crédito, principalmente por causa da chegada do fim do ano.

No Estado de São Paulo, algumas cidades serão contempladas pelo Super Feirão Limpa Nome da Serasa. Quem não mora no Estado pode optar por tentar resolver as pendências pela internet. No caso da Serasa, no Limpa Nome On-line é possível ver os débitos com as empresas que fazem parte do banco de dados da instituição e contatos das companhias para realizar a negociação. Nos dois casos, o consumidor terá acesso a condições especiais para negociar as dívidas com várias empresas. A lista das empresas ainda não foi divulgada. Segundo a Serasa Experian, em eventos anteriores os descontos oferecidos chegaram a 95%.

O consumidor terá de fazer um cadastro e será direcionado a uma página onde serão listadas as empresas participantes com as quais ele tem dívidas. Algumas empresas já deixarão disponível, no site, um boleto com uma proposta de quitação da dívida. Caso o consumidor não encontre o boleto, ele terá acesso aos contatos da empresa (telefone, e-mail, chat), para que possa negociar diretamente com elas. Já o SCPC disponibiliza o Consumidor Positivo, outro site em que é possível descobrir e renegociar dívidas. A Boa Vista informou que pretende realizar uma campanha on-line para incentivar a renegociação no final do ano, mas ainda não há dados a respeito da iniciativa.

Fonte: O Popular