Pesquisa mostra que 69% dos endividados no cheque desconhecem juro. Brasileiros têm pouco controle sobre o próprio orçamento

Os brasileiros estão fazendo dívidas sem saber quanto terão que pagar por elas. Segundo pesquisa feita pelo instituto de pesquisas Ilumeo, em parceria com a Ricam Consultoria, 69% das pessoas que entram no cheque especial não sabem quanto pagam de juros. Entre os que devem ao cartão de crédito, 66% não sabem as taxas que pagam.

O levantamento, feito com 1.155 brasileiros entre 18 e 60 anos, em 255 municípios, mostra que 32% dos endividados sequer planejam em quanto tempo pretendem quitar os débitos.

Os brasileiros, segundo a pesquisa, têm pouco controle sobre o próprio orçamento. Apenas 32% anotam todos os seus gastos. 36% anotam somente as maiores compras, e 32% nunca anotam o que gastam.

Entre os investimentos, a poupança é o mais conhecido, por 95% dos entrevistados, seguida pela previdência privada (66%). Apesar de 59% comentarem que já ouviram falar sobre o mercado de ações, apenas 3% declararam já ter investido neste mercado.

Fonte: Portal G1