Saiba o que uma marmita ideal deve conter

Refeições balanceadas ajudam a diminuir o cansaço e aumentar a disposição no trabalho. “Melhor produtividade, menos acidentes de trabalho, menor índice de atestados médicos e boa saúde. Esses são os benefícios para os trabalhadores que se alimentam de forma correta e saudável”, afirma a coordenadora de vigilância nutricional da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, Maria Janaína Cavalcante

A nutricionista afirma que, os trabalhadores que se alimentam mal, ou de forma apressada, podem ter problemas como obesidade e hipertensão.


Coordenadora de vigilância nutricional da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, Maria Janaína Cavalcante

Marmitas

O trabalhador deve estar atento à durabilidade dos alimentos levados de casa para o local de trabalho. “Eu recomendo que a marmita seja preparada no começo da manhã, para minimizar a proliferação de bactérias”, afirma Maria Janaína. De acordo com ela, é melhor optar por pratos bem coloridos e evitar alimentos que possam estragar rápido como, por exemplo, os molhos”.


Nutiricionista mostra exemplo de marmita ideal

Alimentos indispensáveis

Segundo a especialista, é importante ingerir alimentos a cada três horas. Podem ser frutas, barras de cereais ou alimentos mais leves. No almoço, é recomendável mesclar carboidratos e proteínas para conseguir uma alimentação saudável. “O arroz, o feijão e a salada não podem faltar. Eles se completam”, afirma.

Investimento

“Aqui em Goiás já temos exemplos de empresas que oferecem comida quente e de qualidade ao trabalhador”, relata a nutricionista. Ela afirma que, quando uma empresa investe na alimentação dos funcionários, está investindo em sua própria produtividade.

 

Assista a reportagem completa sobre alimentação balanceada na TV SindMetal:

 

Veja também:

>> Entenda o que é o Descanso Semanal

>> Assédio Moral é um problema frequente no ambiente de trabalho

>> Saiba o que é o Prêmio por Assiduidade e Pontualidade

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do SindMetal-GO