Nesta quarta-feira, 16 de setembro, a 31ª Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Área Metalúrgica (SPAT) chegou ao seu terceiro dia. Na pauta, “A Terceirização Precariza o Trabalho”, uma motivadora palestra ministrada por Roberto Anacleto, técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) na Subseção da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM).

Segundo Anacleto, a discussão de temas como a terceirização é essencial, principalmente pelo momento de mudanças na legislação trabalhista. A necessidade de conscientização sobre os impactos causados pela terceirização foi outro ponto destacado por ele. “A terceirização é algo que penaliza o trabalhador”, resumiu.

Roberto Anacleto abordou os impactos da terceirização no trabalho e esclareceu dúvidas dos participantes do evento

A realidade de trabalhadores que já sofreram acidentes enquanto trabalhavam também foi destaque. Reportagens com as histórias de Reginaldo Melo, mecânico de manutenção que se queimou após o estouro de um manômetro durante a preparação para soldagem de chapas, e de Valdir de Souza, ex-metalúrgico que perdeu os dois braços após se acidentar com uma máquina de fabricar tijolos maromba, foram apresentadas e emocionaram o público.

Reportagens sobre trabalhadores que sofreram acidentes durante o trabalho foram apresentadas durante o terceiro dia do evento

Sorteios e brindes

Ao final da programação, vários brindes foram sorteados para o público, e a queridinha da vez foi uma churrasqueira elétrica. Vencedor do prêmio, o participante Welder Araújo, se animou com o presente. “Agora a comemoração no final de semana com a família está garantida”, comemorou.

O trabalhador Welder Araújo foi sorteado e levou para casa uma churrasqueira elétrica

Deodato Ferreira, coordenador-técnico da 31ª SPAT; Roberto Anacleto, palestrante; Roberto Ferreira,
gestor sindical do SindMetal-GO e Eugênio de Oliveira, presidente do SindMetal-GO

Público presenta na 31ª SPAT acompanha animado os sorteios dos brindes