Equipe do SindMetal-GO entrou em ação e mostrou por que lançou a coluna das denúncias na Spat Metalúrgica de 2013

Uma equipe composta pelo presidente, advogados e assessores do sindicato balançou as estruturas da 30ª Spat Metalúrgica, na quarta-feira, 17 de setembro. A coluna de denúncias criada na Semana de Prevenção do ano passado denominada de “Solte a Voz”, serviu de referência para demonstrar o quanto diretoria está levando a sério a apuração das reclamações de maus tratos, assédio, pressão psicológica e descumprimento da legislação trabalhista que as empresas praticam contra os trabalhadores da categoria.


Mesa composta pela equipe do SindMetal-GO

Departamento Jurídico: O que não se resolve no diálogo vai para justiça

 Os advogados João Batista Camargo Filho e Maria Eugênia Neves Santana apresentaram relatório dos procedimentos e soluções dadas às denúncias feitas pelos trabalhadores ao longo dos onze meses que a coluna foi inaugurada. Explicaram que todas as denúncias são devidamente apuradas para constatar sua veracidade e em seguida é enviado ofício para a empresa envolvida dando um prazo de 10 dias para que regularize a situação. Caso isso não ocorra, aí sim são abertas as ações judiciais para reparar os direitos violados.


Assessores jurídicos do SindMetal-GO

O corpo jurídico da entidade posicionou os participantes sobre todos os processos que se encontram tramitando na Justiça do trabalho e esclareceu que os direitos violados são diversos, indo desde a falta de fornecimento do lanche previsto na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria até a falta de equipamentos de proteção individual e coletiva que coloca em risco a vida dos representados. 

 

WhatsApp é novo recurso para as denúncias dos metalúrgicos

Durante a apresentação da mesa redonda, o presidente o SindMetal-GO, Roberto Ferreira, fez o lançamento de mais um aplicativo para facilitar as denúncias e ampliar a coluna Solte a Voz. Trata-se do WhatsApp, ferramenta de fácil acesso da classe, que poderá utilizar do nº 62. 8177-0071. Outras novidades anunciadas no evento foi a estreia de um novo programa que entrará na grade da TV SindMetal: o Trabalho na Lei, que tem como objetivo esclarecer e tirar dúvidas dos operários sobre direito trabalhistas. O programa será uma extensão do curso de Noções sobre Legislação Trabalhista que a entidade disponibiliza para seus associados. 


Anúncio do WhatsApp para denúncias

Para orientar os integrantes da categoria no sentido de evitar doenças mentais provocadas por depressão, pressão dos chefes e encarregados e até mesmo o estresse causado por pelos motivos expostos, a diretoria comunicou que fez a contratação da psicóloga Tatisa Furtado e Sousa, que já está prestando atendimento aos associados, sem custos, as terças, quartas e quintas feiras, na sede da entidade pela parte da manhã.


Participante mostra bandeira comemorativa do evento

 
Veja também:
 
 
Fonte: Núcleo de Jornalismo e Assessoria de Imprensa