Os 23 participantes do 31º Curso de Legislação Trabalhista assistiram palestras com orientações sobre direitos e deveres no trabalho e esclareceram dúvidas sobre o tema. O evento foi realizado na quinta-feira, 28 de maio, para os trabalhadores da categoria.

Após a abertura do curso, realizada pelo presidente do SindMetal-GO, Nelson de Padua Netto, os advogados da entidade, João Batista Camargo Filho e Maria Eugênia Neves Santana, esclareceram dúvidas apresentadas pelos trabalhadores. A equipe da TV SindMetal foi até as fábricas para ouvir os principais questionamentos sobre direitos trabalhistas. As indagações foram jogadas em um telão e respondidas uma a uma pelos advogados.

Trabalhadores realizam atividade em grupo para avaliação do conteúdo do curso

À tarde, foi a vez do sindicalista Roberto Ferreira falar sobre Direito Sindical, destacando temas como organização bilateral, negociação coletiva, direito coletivo, convenção coletiva de trabalho e acordo coletivo de trabalho. Segundo o palestrante, é importante destacar que o papel principal de um sindicato é “negociar e garantir melhores salários e condições de trabalho”.

Ao final do dia, os trabalhadores apresentaram seu aprendizado no curso de forma divertida e criativa, utilizando colagens e textos escritos em cartazes. Fábio Neves, motorista na Mecânica Nível, destacou a importância do evento. “O curso é muito bom para conhecermos os direitos e deveres que temos com a empresa”, afirmou.

Participantes receberam o certificado ao final do evento