Como preparatório para a Campanha Salarial, O SindMetal-GO realizou no dia 20 de dezembro o último curso do ano 2016, o 71º Curso de Formação Sindical – Negociação Coletiva. Participaram 19 trabalhadores da área metalúrgica, que tiveram a oportunidade de aprender sobre o sindicato e como funciona o aumento salarial. Durante este ano, foram realizadas sete edições com o tema Formação Sindical e, outras sete com temas de Legislação Trabalhista e Direito Previdenciário.

No período da manhã, os coordenadores do curso explicaram como funciona um sindicato, a diferença dos Acordos Coletivos de Trabalho e a Convenção Coletiva e o passo a passo do processo de aumento salarial do chão de fábrica, que se dá por meio da campanha salarial, pauta de reivindicações, data base e a inflação. Depois de muitos ensinamentos, o serralheiro da empresa Atlanta Alumínio, Diones Aragão mudou até de opinião. “Antes não sabia como funcionava o sindicato, o que pensava a respeito dele é diferente do que penso agora” afirma.

Participantes simulam a mesa de negociação coletiva. Do lado esquerdo, os empregados, do lado direito os empregadores.

Para colocar em prática tudo o que aprenderam, os participantes simularam durante a tarde uma mesa de negociação de Acordo Coletivo. Coordenador geral dos cursos do SindMetal-GO, Maxwell Carrijo diz que é importante conscientizar os trabalhadores. “Quando os colocamos para vivenciar, na prática, como é uma negociação, eles têm mais consciência de tudo o que precisam fazer para conquistar grandes aumentos salariais e melhores condições de trabalho”, explica.