Com a campanha permanente de sindicalização, os representantes do Sindicato estão sendo barrados e impedidos pelos patrões de ingressar no interior das empresas para intensificar a sindicalização e oferecer melhor assistência aos associados e seus familiares.

O direito é garantido na Convenção Coletiva de Trabalho e se reveste da maior importância, pois além de receber as informações sobre os benefícios que a entidade oferece, os trabalhadores são esclarecidos sobre os direitos e deveres que possuem na relação com a empresa, conforme afirma o assessor de base do sindicato, Walterson Valentim.

As empresas que impediram reuniões de sindicalização em novembro foram: Ortopedia Brasil Ltda., Ortomix, em Aparecida de Goiânia, Metalmaq Ind. e Com. Ltda. e Inalamed Equipamentos e Materiais Hospitalares Ltda. A assessoria do Sindicato enviou ofícios às empresas dando um prazo de dez dias para marcarem a reunião com a equipe de base, caso contrário a Justiça do Trabalho será acionada.