Curso incentiva aos participantes a lutarem pelo sindicato representativo

Na quinta-feira, dia 13 de setembro, o SindMetal-GO realizou o 43º Curso de Formação Sindical na Escola Sindical. O curso é baseado no método de ensino do pedagogo Paulo Freire, no qual o conhecimento é formado pelos educandos de forma ativa, estimulando o debate e a troca de idéias. O evento teve a participação de 23 trabalhadores das empresas metalúrgicas, além de um convidado da categoria dos rodoviários.

Participantes discutem questões levantadas em grupos menores

O curso foi conduzido por quatro coordenadores de atividades educacionais – colaboradores do SindMetal-GO formados nos cursos de formação da própria entidade. O objetivo é que os coordenadores estimulem os participantes a interagir e apontar suas ideologias sobre tudo o que é exposto.

Na primeira parte do curso foram discutidos temas como a educação brasileira e possibilidades de resolver os problemas instalados nesta área no Brasil. Logo em seguida, os participantes puderam discutir sobre a realidade do sindicalismo brasileiro na atualidade, elegendo vários tipos de sindicatos que existem na atual estrutura.

Turma do 43º Curso de Formação Sindical

No período da tarde os trabalhadores participaram de dinâmicas em grupo, nas quais o objetivo era formular e estruturar um modelo para um sindicato ideal.